
O quanto você conhece seu país?
Essa minha experiência nos Estados Unidos, mais do que já um quanto óbvio quando eu estava no Brasil, me prova a cada dia o quão patriotas os americanos são e quanto eles sabem sobre seu país. Pontos a favor deles? Sem dúvidas, muitos.
Aí eu me pergunto, o que nós sabemos sobre nosso país? Aliás, o que você sabe?
Resolvi escrever essa série de posts com a tag "Brasil", para que todos - e isso me inclui também - possamos saber mais sobre nosso país e sair gritando aos quatro cantos do mundo um pouco sobre nosso Brasil brasileiro.
Você sabe porque tantos brasileiros não sabem falar sobre seu próprio país? (Se entrassemos no assunto, daria para fazer uma lista)
"Seria talvez porque o Brasil é muito grande?".
Seria uma bela justificativa, não?!MAS CALMA, PARA TUDO porque está muito longe de ser porque o Brasil é muito grande.
Se considerarmos a área territorial, o Brasil não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro (...) O Brasil é o quinto maior país do mundo perdendo para Rússia, Canadá, China e sim, eles mesmo: Estados Unidos.
Portanto, primeira consideração: jamais diga que não sabe muito sobre seu país porque ele é muito grande.
Meu querido amigo, ou você sabe ou você não sabe, e se você não sabe ... simbora aprender!

Uma curiosidade, é que Brasil e Portugal são os únicos que falam o idioma Português como primeira língua, porém o que poucos sabem, é que outros países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, entre outros - colonizados por Portugal - também tem o português como língua oficial, totalizando 9 países tendo "português" como idioma oficial. Bacana, não?

Se irmos mais afundo entenderiamos um pouco sobre a diferença entre esses dois tipos de português mas como o intuito aqui é simplificar, eu diria da seguinte maneira:
Aposto que todos sabem ou ao menos já ouviram comentar sobre a diferença entre o inglês americano e o inglês britânico, certo? É exatamente assim a diferença entre o português brasileiro e o português europeu.
Simples assim (e por enquanto podemos colocar um ponto final, mas mais pra frente - em um outro post - quero falar mais sobre isso).
Continuando nosso aprendizado do dia...
De acordo com o IBGE (08/2011) Nosso país conta com 192 milhões de habitantes e São Paulo continua sendo a cidade mais populosa (com 11,3 milhões de habitantes) seguida por Rio de Janeiro (6,4 milhões), Salvador (2,7 milhões), Brasília (2,6 milhões) e Fortaleza (2,5 milhões).
*Note que não estamos falando por estado e sim por cidade!
Há quem diga que a cidade de São Paulo tem maior população do mundo. É MENTIRA. Sem dúvida São Paulo é muito populosa, mas ainda há cinco cidades há sua frente que possuem entre 12 e quase 14 milhões de habitantes, como Xangai na China e Bombaim na Índia.
E se a questão é população mundial, o Brasil fica em 5° no ranking, estando a sua frente - em ordem crescente - China, Índia, Estados Unidos e Indonesia.

E para finalizar o post de hoje, você seria capaz de dizer com que países o Brasil faz fronteiras? Ixi, agora o bicho pegou né?
*Para os que não sabem, fronteira é um limite (uma linha) que divide 2 países(também válido para cidades e estados)
Primeiro de tudo, saiba que o Brasil está localizado na América do Sul, que possui 13 países do qual apenas 2 o Brasil não faz fronteira (Equador e Chile). Além da famosa Argentina e do famoso Paraguai, os outros 8 países da lista são: Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Uruguai.
Para os mais estudiosos dá pra tirar de letra, mas para os menos, é melhor estudar o mapa agora. Nada pior do que não saber os países que fazem parte do nosso continente!
Ah, último detalhe: O Brasil é delimitado pelo Oceano Atlântico, e somente ele.
Clique no mapa abaixo para ver maiores detalhes e ficar fera nisso:

Ufa, pouca história e muita geografia por hoje
Prometo que aos poucos os posts vão ficar mais interessantes (se é que já não está), mas como qualquer coisa na vida, sempre precisa-se da base.
E vamos brindar nosso aprimoramento sobre esse lindo país chamado BRASIL!

Escrito por Ana Maltempi
Comentários
Postar um comentário