
Eu estou em choque e inconformada.
Por morar fora do país e estar com uma agenda mais lotada que do o Obama, estava por fora do que estava acontecendo no Brasil. De manhã, li o feed de notícias de uma amiga que dizia: “Além de fumar maconha em paz, o que mais os estudantes querem mesmo?”.
Corri nos noticiários.
Trava-se de uma manifestação de estudantes da USP.
Li muito sobre isso hoje, não só nas famosas mídias mas também em blogs de estudantes da USP. E quanto mais leio, mais inconformada eu fico. E olha, não é só leitura não, viu?! Também é depoimento, e vídeos que os próprios estudantes falam sobre o assunto.
Eu talvez não estivesse tão chocada se a manifestação fosse para legalizar a maconha. Ou se fosse para melhorar a segurança. Mas tirar a policia do campus? “FORA PM” ... Sinceramente, é muito triste.
Fico aqui pensando, como esses brilhantes estudantes estão cegos diante de sua própria realidade. É triste ouvir uma manifestação pedindo que a policia saia. Gente, como assim?! Onde vamos parar?
Um estudante disse ser uma covardia a policia ter invadido o prédio que eles dominavam durante a madrugada, que agiram de forma truculenta e questionou porque não o fizeram de dia. Minha vontade foi dizer: “Bonitão, trata-se de estratégia policial. Eles tinham que pegar os estudantes desprevinidos. Pior seria se tivesse sido de dia quando vocês usariam as bombas caseiras da qual vocês fizeram.”
Houve ordem judicial para desocupação do prédio, mas não foi cumprida. O que eles queriam, continuar lá e nossa justiça se mostrar falha?! E a tal destruição do patrimonio, pode ter sido sim após a invasão da policia, mas jamais teria acontecido se pacificamente esses estudantes tivessem saído do prédio e se manifestado de outra maneira mais pacifica.

Li no facebook de uma estudante da USP que a mídia não mostrou o que realmente foi a ação da policia. Imagina se tivesse mostrado né?! Eu estaria mais horrorizada ainda, porque iria mostrar o tamanho da ridicularização desses “pobres” estudantes.
A policia pode não trazer mais segurança. Mas também não tras menos. É muito errado, tirar essa segurança da Universidade.
E outra, leis existem para ser respeitadas. E valem para todo e qualquer cidadão brasileiro.
Existem 2 pontos de vistas em relação a policia, do qual eu faço questão de mencionar.
Se a policia não faz nada:
“Ah, eu fumei maconha ontem, a policia passou por mim e nem fez nada. Policial não faz nada mesmo”
Se faz:
“Nossa, só porque eu fumei uma maconha ontem o policial me prende? Que absurdo!!”
E aí centenas de pessoas resolvem fazer uma revolução porque a policia tomou uma atitude.
Segundo exemplo:
Se a policia não faz nada:
“Invadimos a reitoria, eles pediram pra sair, mas a gente não vai sair. A policia não vai fazer nada contra a gente.”
Se faz:
“Que absurdo! Mandaram essa quantidade imensa de policiais na madrugada, que invadiram o prédio para retirar os alunos de forma agressiva.”
Realmente é muito complicado dizer que atitude é certa ou errada. Cada um tem seu ponto de vista. Isso mostra o quanto cada um quer se favorecer em seu direito, naquilo que acredita ser certo. O ladrão não acha certo ser preso... ele só roubou porque não tinha comida em casa.
Mas você aceita ser roubado?
Eu sei que o caso aqui não é roubo, mas é um exemplo do quão contraditórias são as pessoas. Sinceramene eu não sei aonde esses estudantes estão querendo chegar. Acho que eles estão é sim, muito mal organizados e explicando muito mal seus objetivos.

Acho ainda, que as conseqüências deveriam ser mais graves para, desculpa a palavra, esse bando de incompetentes. Aprendam a fazer uma manifestação descente. Vamos lutar por algo mais importante minha gente!
Eu tenho mais o que fazer do que ficar ouvindo essa babacagem toda...
Como disse Geraldo Alckmin, eles precisam de aula de democracia.
Leia mais sobre o assunto
(por Ana Claudia Maltempi)
Crédito - Imagem 1: Rodrigo Paiva
Crédito - Imagem 2: Dai Oliver
Crédito - Imagem 3: Raphael Prado
Gostei !!!
ResponderExcluir