
E quem é que nunca caiu na conta do vigário?
É incrível como de repente passamos a receber e-mails de propagandas e uns e-mails esquisitos, fora o vírus que ás vezes veem em mensagens de remetentes conhecidos. Um clique errado e “bum”, e-mails de virus são disparados pra sua lista de contato sem mesmo que você perceba.
Eu fui vitima disso várias vezes e já troquei meu e-mail centenas de vezes.
E quando eu achei que estava esperta e que tinha entendido o esquema de virus e e-mails falsos, caí em mais uma armadilha da internet.
Na semana passada uma amiga postou no Facebook um link que dizia que a Southwest (cia aérea americana) estava dando 2 passagens áreas para qualquer lugar dos Estados Unidos.

Imediatamente cliquei.
O site a qual fui direcionada era idêntico ao da Southwest e dizia que eles estavam dando passagem para as 200 primeiras pessoas que postassem “Southwest is the best” (Southwest é a melhor) no Facebook - juntamente com o link. No site dizia que ainda restavam 64 passagens para ser premiadas.
Claro que eu não podia ficar fora dessa e na hora repassei o link no meu Facebook. Em seguida o site solicitou todos meus dados para que pudesse me enviar as tais passagens: nome, endereço, telefone, data de nascimento e e-mail.
Após estar cadastrada, uma mensagem informava que eu receberia um e-mail de confirmação, mas que eu deveria responder algumas perguntas para finalizar minha participação.
Achei estranho... Mas como nem tudo que é de graça é tão fácil, nada mais certo do que “ajudá-los” na pesquisa. As perguntas não eram pessoais, e foram tão insignificantes que eu mal me lembro delas. Após as milhares de perguntas, veio o último passo: era necessário aderir um serviço de algum parceiro da Southwest. Havia serviços de $500 como de $2,99.
Desisti ali, mas por curiosidade resolvi clicar em um dos links de serviço (o mais barato, claro!) e solicitava novamente meus dados + os dados do meu cartão crédito para o débito da compra.
Se eu não comprasse eu não ganharia as passagens.
Até então, eu nem se quer tinha notado que poderia ser um alarme falso. Apenas achei estranho não ter recebido nenhum e-mail de cadastro e ter que aderir um serviço qualquer com variação de preço tão grande. Ah, e também o fato das regras da promoção não estarem nada claras.

No dia seguinte comentei com uma amiga sobre a promoção sensacional da Southwest, e a reação dela foi imediata: “Você não colocou informações suas colocou?”.
E então ela me explicou que isso está sendo comum, principalmente no Facebook. Alguém cria um site exatamente igual da empresa em questão para pegar suas informações de cartão de crédito.
Dois dias após esse cadastro, comecei a receber vários e-mails estranhos. E então não tive dúvida que eu tinha caído na pegadinha. E não foram um, ou dois... Eram cerca de 30 por dia.
Fiquei feliz por ao menos não ter dado minhas informações de cartão de crédito, mas é terrível ver seu e-mail lotado de “lixo”.
A solução que eu encontrei foi abrir um por um (sem clicar em nenhum link) e marcá-los como lixo eletrônico. Sendo assim, aquele determinado endereço de e-mail não vai mais para minha caixa de entrada. Claro que não foi a solução, mas ajudou um pouco.
E foi então, que por acaso eu descobri que você pode denunciar esses e-mails e sites falsos.
Esse caso do qual fui vitima é chamado de Phishing.
Phishing (pronunciado "fishing") é um tipo de roubo de identidade online. Ele usa sites de e-mail e fraudulentas que são projetados para roubar seus dados pessoais ou informações como números de cartão de crédito, senhas, dados de contas ou outras informações.

Você pode usar as ferramentas da Microsoft para relatar uma tentativa de phishing suspeitos.
Quando você estiver em um site (através do Internet Explorer) que achar suspeito, clique no ícone Segurança. Não lembro exatamente como está escrito em português, mas procure por uma opção para marcar o site como inseguro.
Para aqueles que usam Hotmail, quando você receber um e-mail suspeito, que pede informações pessoais, volte para a caixa de entrada, selecione o e-mail e clique em Marcar como e aponte para Tentativa de phishing.

1.Primeiramente se lembrar que promoções milagrosas não existem. Se você acredita que a companhia aérea está dando passagens, entre no site oficial deles para confirmar tal informação.
2.Outro exemplo: A Apple não dá computadores de graça e nenhuma empresa dá dinheiro por e-mail. Desconfie do que parece ser fácil demais. Ganhou na loteria da Microsoft? Lembre-se que você nem se quer sabia que existia tal loteria.
3.Não coloque nenhuma informação sua em nenhum site, ao menos que tenha certeza que se trate de um site confiável. Quando eu digo certeza, é certeza mesmo. Não é a certeza que eu achei que tinha quando me inscrevi pra tal promoção da Southwest.
4.Informações de cartão de crédito? Nem pensar. Assim como no item anterior, coloque apenas se tiver certeza que trata-se de um site confiável. Sites confiáveis possuem certificados de segurança.
5. Os vírus também podem vir de remetentes conhecidos. A exemplo, o caso do link que eu cliquei da Southwest.
E se você cair nesse caso, denuncie.
O maior segredo é tomar cuidado com os sites que você freqüenta, arquivos que você faz download e com promoções sensacionais que aparecem no seu e-mail ou em alguma rede social.
Espero ter ajudado, e que você assim como eu, possa se precaver de situações como essa.
Até a próxima!
(por Ana Cláudia Maltempi)
Fonte-auxílio: Microsoft
Créditos - Imagem 1
Créditos - Imagem 3
Créditos - Imagem 4
Créditos - Imagem 5
Comentários
Postar um comentário